Livro 3
Autismo, práticas pedagógicas e mercado de trabalho (2020)
Há um aumento da quantidade de pessoas com autismo?
Uma nova pesquisa do Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC/EUA) mostra que os diagnósticos de autismo continuam crescendo a cada dia, afetando todas as classes sociais e etnias. De acordo com os resultados da pesquisa revelados em 2023, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) acomete 1 em cada 36 crianças. No Brasil, o IBGE inseriu no Censo 2020 perguntas sobre o autismo. Se a prevalência se manter constante, em breve haverá 1 em cada sala de aula e as escolas devem estar preparadas para essa nova realidade.
A sua está?
Juliano Gonçales é Neurobiólogo, Psicopedagogo, Pesquisador, Escritor, Palestrante e Professor. Tem 23 anos de experiência como educador da rede pública e particular. Já trabalhou em 39 escolas e teve mais de 3000 alunos na modalidade presencial e mais de 9000 no Ensino Não Presencial. Desse total de estudantes, 23 tinham o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e estavam matriculados em escolas regulares. Além disso, durante dois anos ele atuou como voluntário na Associação de Amigos do Autista (AMA).
Ele também é diretor da DNA Autismo e foi o responsável direto pela organização do 1º e do 2º CONABAES (Congresso Nacional de Análise do Comportamento Aplicada nas Escolas), do Neuropediatras Azuis - Volume 1 e 2 (somente com médicos neuropediatras) e do Blue Summit Santos. Estes 5 eventos tiveram a participação de 59 palestrantes de 21 Estados mais o Distrito Federal e alcançaram um público de milhares de pessoas. É um pesquisador apaixonado pela Educação Especial e ferrenho defensor da inclusão das pessoas com deficiências, transtornos e altas habilidades nas escolas.